A tecnologia e Blá, Blá, Blá…

Um dos maiores chavões da atualidade é que o mundo está cada vez mais tecnológico. Expressões como; “o mundo em constante mudança” ou a “velocidade das mudanças está cada vez maior” tornaram-se ditos populares. Porém, o “modus operandis” continua o mesmo. A maioria das pessoas não tem, exatamente, noção do que essas expressões podem significar. Por isso, apesar dessas referências a sociedade continua funcionado praticamente do jeito que funcionava há vinte anos atrás.

O mundo virtual acentuou características do mundo real. Tanto no sentido negativo quanto no sentido positivo. Acesso à informação não é sinônimo de qualidade no trabalho nem ao menos de inovação. Pelo contrário, a maioria da audiência da internet, por exemplo, absorve todo tipo de inutilidade disponível e grande parte do conteúdo produzido é recurso de cultura inútil. Ou seja, se no mundo real esse tipo de situação é corriqueiro, no mundo dito “virtual” ela será potencializada e comum.

O trabalho, lugar ou ação em que grande parte da população dispende tempo continua praticamente o mesmo. As escolas funcionam da mesma forma, os espaços físicos continuam tão importantes quanto antes. No entanto, é possível visualizar algumas mudanças no longo prazo. A prova disso é que grandes instituições educacionais passaram a admitir alunos à distância. Portanto, facilitaram o acesso a cursos de alto nível. Normalmente, essas instituições só aceitavam membros provenientes das elites, com raras exceções. Essa é uma das benfeitorias proporcionadas pela banda larga.

Em relação ao trabalho, nota-se que as mudanças estão aparecendo de modo tímido, mas tudo indica que com o passar dos anos, home offices se tornarão comuns. E o mercado trabalhista será muito mais dinâmico do que é hoje. No Brasil, por exemplo, as empresas irão preferir contratar mão de obra terceirizada ao invés de manter vínculos trabalhistas com funcionários tradicionais. Nesse sentido, as entregas é que serão importantes. Os funcionários, por sua vez, terão maior margem de negociação salarial, tempo disponível e horário flexível. O futuro dirá se essas constatações farão sentido ou não.

Nos links da categoria e-learning (ao lado da página) será possível visualizar oportunidades de cursos e disciplinas das melhores universidades do mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s