As Start UP`s e a teoria do Jogos

A teoria dos Jogos aperfeiçoada por Von Neumman apresenta premissas baseadas no racionalismo comportamental. O jogo de Soma Zero é o modelo mais representativo. De acordo com a teoria dos jogos no modelo de Soma Zero a interpretação de um dado sistema aborda praticamente quatro possibilidades: a) cooperar, b) não cooperar, c) atacar e ou d) defender.

A relação entre Start Up`s e a teoria dos jogos aplicado à lógica de cenários sub ótimos explica a atuação entre empresas de cunho tecnológico. Ao analisar o comportamento entre essas empresas percebe-se que o objetivo é maximizar ganhos sem expor segredos empresariais ou abrir possibilidades de perdas de informações essenciais para empresas concorrentes. Outra situação seria a redução da margem de lucros ao estabelecer parcerias com investidores ou outras empresas.

A finalidade das Start Up`s consiste em gerar uma proposta de valor que proporcione satisfação aos usuários de modo a atingir a escalabilidade para seus idealizadores e proprietários. Para tanto, muitas vezes, é necessário compartilhar técnicas e correr o risco de expor informações essenciais. Pois, nesse contexto o risco das perdas compensa a possibilidade de ganhos.

As inovações de ruptura proporcionadas por empresas Star Up`s evidenciam que, ao contrário de outros momentos históricos, a cooperação seria a decisão mais assertiva a ser tomada. Esse fator é comprovado pela adesão de empresas maiores à círculos ambientais de empresas menores, ou ainda, a adesão de grandes empresas de tecnologia à núcleos de inovação formados por empresas iniciantes.

Talvez o sucesso seja, justamente, a contribuição mútua. O ambiente de cooperação propício para a ascensão de diversas empresas inovadoras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s